segunda-feira, 4 de julho de 2011

Você ainda não acredita em mula sem cabeça?

Não é lenda nem folclore nacional. A mula sem cabeça existe. Ela, inclusive, está na Bíblia. É verdade! Está no Salmo 32:9: Não sejam como o cavalo ou a mula, que não têm entendimento mas precisam ser controlados com freios e rédeas, caso contrário não obedecem”.

Já conheceu alguém que não se submete a nada e a ninguém? Que se considera livre, porque ninguém tem o direito de dizer o que é certo ou errado? Que acha esse negócio de pecado uma coisa superada? Que acha que obedecer não é uma resposta de amor, mas um subproduto da opressão? Pois esta é, precisamente, a mula sem cabeça: a pessoa que insiste em viver do jeito que acha melhor. Não que lhe falte cérebro: falta-lhe entendimento.

São pessoas assim que veem Deus apenas como um Provedor sobrenatural, cuja graça nos dá o direito de viver nossa vida de acordo com nossos mais desvairados (des)caminhos.  Não precisam do conselho de Deus, porque essa coisa de regras e de mandamentos já está superada. Segundo eles, um Deus que exige não é um Deus legal. A gente quer um Deus “mano”, um Deus “maneiro”, um Deus “da hora”, que nos dê do bom e do melhor, sem exigir nada em troca. Porque essa coisa de “devoção” é muito legalista. Gente “cabeça” é gente que pensa e pensa o que quiser, do jeito que achar melhor.

Na verdade, quem pensa assim é gente sem-cabeça. Se esqueceram de ler o que Deus falou antes disso: “se eu te instruir e você seguir o meu conselho, então você saberá o caminho que deve tomar” (Salmo 32:8, parafraseado).

Então, ainda não acredita? Fique esperto, ela pode estar mais perto do que você imagina. De repente ela acaba de ler este artigo...

Marcos Soares

6 comentários:

  1. Muito bem escrito meu amigo. Vamos vigiar e orar porque todo nós estamos sujeitos a ficar 'sem cabeça', e as consequências podem ser desastrosas.

    Ótimo post.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. A filosofia da maioria das mulas como é pregado por uma banda de rock nacional é: "vou deixar a vida me levar pra onde ela quiser, seguir a direção de uma estrela qualquer...
    Ao contrário do Salmo citado no artigo.
    Muito boa mano.

    ResponderExcluir
  3. Lamentável. E parece que as mulas só aumentam.
    "Todos nós estamos sujeitos..." é verdade, busquemos a orientação do Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  4. Da hora meu velho. Acho q lembra nossos papos cabeça.

    ResponderExcluir
  5. Então isso é que é Mula Sem Cabeça?
    Conheco uma penca!!

    www.jabesmar.com.br

    ResponderExcluir
  6. O pior é que "as mulas" são maioria, validando entre si o comportamento "sem cabeça".

    Gostei, boa reflexão!!!

    ResponderExcluir

Não publicaremos mais comentários anônimos. Favor se identificar.