quarta-feira, 16 de maio de 2012

Histórias para a vida (8): Fica esperto!


Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas. 
E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando. Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai -o. E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta. Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos
conheço. 
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.

Como tem gente distraída neste mundo! Um amigo meu um dia desses me contou que um dia ele esqueceu a namorada no telefone e foi almoçar! Como é que pode?


Muitas vezes a distração é resultante da insensatez. Desviamos a atenção de coisas importantes porque estamos focando coisas fúteis. É o caso do sujeito que bate o carro porque abaixou para pegar o celular ou mudar a estação do rádio. Há certas coisas na vida com as quais não se pode brincar. Pode ser a diferença entre a vida e a morte. Não se pode levar questões de importância vital como se fossem assuntos corriqueiros da vida. 


A parábola de hoje fala de gente que não prestou atenção ao serviço. E se deu muito mal. Dez virgens vão encontrar o noivo à noite. Precisam de lâmpadas. Para manterem-nas acesas precisam de combustível. Não pense em luz elétrica. Pense nos lampiões a gás ou a querosene. Se acabar o líquido, acabou a luz. Tinha fogo no pavio, mas não tinha mais óleo no reservatório. Dançaram. 

Mocinhas distraídas, essas. A quem estavam tentando enganar? Às outras moças? Ao noivo? Não sei. Mas o fim da história mostrou que elas só enganaram a si mesmas. Ficaram no meio da galera, tinham tudo o que as outras tinham. Vocês têm lâmpadas? Nós também! Vocês têm luz no pavio? Nós também! Vocês entoam canções de amor para o noivo? Nós também! Vocês são virgens? Nós também! Então vamos tocando a vida juntos, porque no fim dá tudo certo. 

Não deu. Por fora era tudo igual, mas por dentro havia uma diferença fundamental. Não tinha conteúdo, não tinha azeite. Elas são chamadas de "insensatas", isto é eram ocas, vazias, sem conteúdo. Nas exterioridades, muitas semelhanças. Mas onde as coisas realmente acontecem, nada. 

De vez em quando, é necessário abrir o jogo com o pessoal que está do nosso lado, fazendo tudo o que a gente faz, andando com a gente, cantando com a gente, indo aos nossos acampamentos, frequentando nossas reuniões, decorando versículos, às vezes até tomando a Ceia e perguntar francamente: isso tudo é pavio ou é azeite? Houve aí o que a Bíblia chama de um lavar regenerador e renovador do Espírito Santo ou foi só mesmo uma clonagem muito da sem-vergonha? Você já nasceu de novo, da água e do Espírito? Tem certeza de que é salvo e de que o Espírito Santo habita em você? Ou estas coisas são para você tão estranhas que você prefere deixar para os teólogos? 

Não me culpe por assustá-lo. Se você é salvo, vai entender perfeitamente a quê e a quem estou me referindo. Quem é salvo, sabe que é, não tem dúvidas nem receios. Esclareça-se que esta parábola não está dando qualquer base aos que querem fazer do Evangelho eterno de Jesus um mesquinho e infindável perde-e-ganha. As 5 virgens não são absolutamente representantes daqueles que "perdem a salvação". Elas simplesmente não tinham azeite (que simboliza o Espírito Santo). E a Bíblia afirma que "se alguém não tem o Espírito de Cristo, este tal não é dele" (Rm 8:9). Esta parábola está avisando àqueles que, sem ter uma experiência real de conversão, acomodam-se à amizade dos cristãos, às conveniências, ao "bem-bom" do Evangelho. Porém, não conhecem a Cristo e nem Cristo os conhece. 

A estes, é preciso perguntar: a quem você quer enganar? Aos irmãos? Aos seus pais? Aos presbíteros e pastores? Ao líder dos adolescentes? À namorada? Ao marido? A Deus? Pois esta parábola nos ensina que aqueles que tentam se esconder no meio da multidão, com o exterior cada dia mais parecido com os verdadeiros cristãos, mas com o interior cada dia mais diferente, vão ter uma desagradável surpresa quanto tudo isso terminar e a noite chegar. Vão ficar de fora. 

Não seja pego pela teia da distração. Nossa relação com Deus é preto ou é branco. Não tem zona cinzenta. Não tem "vamos ver como é que fica". Não tem meio termo. Ou é ou não é.  

Quando vem o Noivo? Não sei nem o dia nem a hora. O que eu sei é que ele vem e não demora. Como será maravilhoso se cada pessoa que ler estas palavras estiver preparada para recebê-lo com alegria e entrar para a tão esperada festa do casamento!


Para conhecer os cursos online do Alvo,  CLIQUE AQUI

2 comentários:

  1. Marcos vc me faz lembrar de um irmão que comentou de um jovem professor: "ele fala acerca do assunto e depois ... enfia a faca! Que continue sempre "combatendo o bom combate"!

    - Jime, Uberlandia, M.G.

    ResponderExcluir
  2. Marcos,

    Entendo que o Senhor te escolheu para uma porção privilegiada de entendimento da Sua palavra. Numa reação em cadeia, somos consequentemente privilegiados por podermos ter acesso a essa porção.
    Muito obrigada por se dedicar tanto e por compartilhar tudo conosco!

    ResponderExcluir

Não publicaremos mais comentários anônimos. Favor se identificar.