quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cânticos da Caverna


Os capítulos 19 a 24 de I Samuel estão entre os mais difíceis da vida de Davi. Eles narram os momentos mais agudos da perseguição injusta que ele, já ungido o novo rei de Israel, sofreu por parte de Saul.

Nesses dias, que se prolongaram por meses e acabaram se tornando anos, este poeta bíblico escreveu pelo menos 8 salmos. Boa parte, senão todos, foram compostos enquanto ele se refugiava nas cavernas de Adulão (I Samuel 22:1) e de En-Gedi (I Samuel 24:3).

Eram momentos complicadíssimos. Ele não estava em uma casa de campo ou nas montanhas de Campos de Jordão, com um violão de primeira linha, café da manhã na cama e sauna à tarde para relaxar. Sua situação era apertada, sua vida corria risco constante.

Porém, os salmos que escreveu nesta época são plenos de confiança, louvor e esperança. Convido você para ouvir estas canções com interesse. Mas antes, quero incentivá-lo a conhecer o contexto histórico em que foram escritos.

Você vai descobrir como estava o coração de Davi e como ele reagia diante das circunstâncias.

São os Cânticos da Caverna, cujas notas ecoaram através dos séculos, preservadas como foram pela soberana vontade de Deus. Eles chegaram até nós com autoridade de Escritura Sagrada e vão inspirar nossas vidas enquanto trilhamos caminhos difíceis, às vezes injustos, pelos quais a vida nos leva.

Acompanhe aqui esta série de reflexões.

Um comentário:

Não publicaremos mais comentários anônimos. Favor se identificar.