segunda-feira, 26 de março de 2012

O Facebook de Tiago

Ao ler a carta de Tiago, você percebe claramente os ecos do Sermão do Monte. Tanto lá como cá, o assunto é o mesmo: a ética do Reino, a verdadeira espiritualidade, a coerência entre a profissão de fé e a vida de fé. Jesus deixa claro que a religiosidade dos fariseus e escribas não era suficiente para agradar a Deus e desenvolver o espírito. A proposta daqueles líderes era a de uma fé morta: a observância das leis e tradições sem a observância dos princípios a elas subjacentes (Mt 12:1-13; 23:23 etc.). Este é o mesmo argumento de Tiago em sua epístola.
Uma das áreas da vida mencionadas neste contexto de espiritualidade prática é a língua. São alertas fortes e explícitos, corroborados por outros apóstolos, que ajudam poderosamente a vida de quem deseja usar sua língua de forma coerente com a religião que realmente agrada a Deus. Outras Escrituras nos levam para a mesma direção. Paulo, escrevendo a efésios e colossenses, dá alguns exemplos de usos da língua incompatíveis com a verdadeira espiritualidade: linguagem obcena (Cl 3:8), conversa frívola (Ef 5:3-4), maledicências (Cl 3:8), mentiras (Cl 3:9; Ef 4:25), verborragias (Ef 4:31), Linguagem depreciativa (Ef 3:29).
Tudo isso pode ser resumido em seis declarações nos capítulos 1 e 3 de Tiago, que se constituem num manual prático do bom uso da língua:
  1. Usar mal minha língua depõe contra minha fé (1:26).
  2. Usar mal minha língua é sinal de imaturidade (v.2).
  3. Usar mal minha língua me deixa sem controle do resto do meu ser (v.3,4)
  4.  Usar mal minha língua pode incendiar o mundo (v.6).
  5.  Usar mal minha língua pode envenenar alguém (v.8).
  6.  Usar mal minha língua é fazer sair dela benção e maldição (v.10). 
Se Tiago vivesse em nossos dias, ele ficaria de boca aberta ao ver como os cristãos de manifestam nas redes sociais e em suas conversas do dia-a-dia, até na porta dos templos após os cultos!

Pacto dos 21 dias
Pensando nessas declarações, lembrei-me da proposta do Pr. Will Bowen, no livro “Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas” e quero sugerir um exercício prático sobre este assunto:
  1. Clique com o botão direito no quadro abaixo (Seis lembretes de Tiago sobre a língua), salve, imprima e fixe num lugar que esteja sempre à vista (se precisar, faça mais de uma cópia). 
  2. Use uma pulseira colorida, que será mudada de braço cada vez que você usar mal sua língua.
  3. Encontre alguém a quem você preste contas sobre isso pelo menos uma vez por semana, para avaliar seu desempenho.
  4. Poste nos comentários como tem sido o exercício, para incentivar os outros que estão fazendo o mesmo.
  5. O alvo é concluir 21 dias consecutivos sem mudar a pulseira de braço. Segundo Bowen, isto vai levar em média 4 a 6 meses.
Você viverá de forma bem mais leve se conseguir usar melhor suas palavras. Faça o teste e comprove.



 Marcos Senghi Soares

2 comentários:

  1. E ai marcão? Tenho um raciocínio muito rápido para a marvadeza, o que pode fazer da minha língua uma excelente arma de destruição em massa, porém, submeto esse órgão à vontade de Deus e penso comigo mesmo "a resposta está nas pontas da língua, compete a mim dominá-la"
    Entendeu? "nas pontas da língua" temos um "quê" de serpente que só o Espírito Santo pra frear.
    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  2. Marcos, é interessante isso, vou tentar fazer mas acho que minha pulseira não irá aguentar 2h tanto que mudará de braço. Quiça consiga depois de tantas pulseiras dominar minha lingua. Boa viagem para o CE e que seu trabalho lá, alcance muitas pessoas e possa render frutos para o Reino. Que Deus esteja com voces.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Não publicaremos mais comentários anônimos. Favor se identificar.